Hoje é o último dia do sinal analógico em Imperatriz e mais 4 municípios

Comentarios

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, informa que às 23h59 desta segunda-feira, 17 de dezembro, o sinal analógico de TV será desligado Imperatriz, Davinópolis, Governador Edison Lobão, João Lisboa e Senador La Rocque. A decisão foi tomada pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização dos Canais de TV e RTV) liderado pelo presidente da Anatel, Leonardo Euler de Moraes, e homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Com o objetivo de informar e orientar a população sobre a mudança, além de campanhas em TV, rádio, impressos, portais, redes sociais e do trabalho nas ruas, a Seja Digital realizou mutirões de agendamento e instalação nas praças e bairros da região. Foram desenvolvidas 13 ações de sensibilização e agendamento com atividades lúdicas, distribuição de pipoca e picolés, além da presença do mascote Digital.
As prefeituras também foram importantes apoiadores do processo. Após assinatura do Termo de Cooperação das cidades, os servidores participaram de capacitação e se tornaram multiplicadores do processo de migração do sinal de TV. Eles levaram até a casa das pessoas, por meio do trabalho de campo que realizam nas comunidades, informação e orientação sobre o que deve ser feito para ter acesso ao sinal digital. Foram mais de 460 profissionais dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), agentes comunitários de saúde e conselheiros tutelares.

Também contribuíram com as ações, igrejas, ONG’s, associações de moradores, lojistas, comerciantes, lideranças religiosas, clubes de mães, além de escolas públicas, estaduais e municipais. “Identificamos cerca de três mil alunos como embaixadores digitais em 15 escolas, deixamos nossa mensagem e nossos materiais no Centro Comercial, com adesão de 300 lojas, e articulamos contato com 30 associações nos bairros, para esclarecer sobre agendamentos, e entrega dos equipamentos”, explicou Mara Moreira, gerente regional da Seja Digital.

Distribuição de kits gratuitos

Desde o começo das ações, a Seja Digital distribuiu mais de 51 mil, com antena digital e conversor, permitindo que diversas famílias tivessem acesso gratuito ao sinal digital.
Após o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias. A expectativa da entidade é que a região siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento: o site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita).
Sobre a Seja Digital
A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Proxima
Esta é a publicação mais recente.
Anterior
Postagem mais antiga